
Fenando Mil Pessoas uma Musa e ....
O espectáculo é parte integrante do Projecto Cegonha – projecto de acção social, cultural e educativa – que, dirigido por Leonor Alcácer, iniciará uma fase de internacionalização do que se faz, ou se pode fazer, no actual tecido cultural português, sobretudo nas regiões mais descentradas e subdesenvolvidas.
Este espectáculo de poesia, melodia e gesto expressivo, apresentado pela Leonor Alcácer Produções, é a resposta a um convite do Centro de Língua Portuguesa do Instituto Camões na Universidade de Oxford, para conceber, criar, produzir e realizar um trabalho original sobre a obra do poeta Fernando Pessoa.
A estreia teve lugar no dia 27 de Fevereiro de 2008 no Auditório do St John's College da Universidade de Oxford, Inglaterra, onde estiveram presentes várias personalidades civis e da academia universitária, bem como do mundo diplomático, empresarial e cultural.
Produzido por Nuno Pinto Teixeira, conta com as interpretações da actriz Leonor Alcácer, da cantora Zi Plátano, da pianista Ana Rá e de Mario Fedele, como bailarino (Accademia Nazional Di Danza, Roma) e tem os patrocínios de The New Renaissance Art Gallery, Herdade da Comporta, S.A., da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, onde decorreram os ensaios.
Face ao carácter contemporâneo da poética de Pessoa no currícula do ensino secundário e, em virtude de esta peça abordar a poesia de Alexander Search, Álvaro de Campos, Bernardo Soares, Alberto Caeiro e Ricardo Reis, declamados em português e inglês, o projecto pretende também começar uma tournée nacional que passará por várias escolas de diferentes ciclos lectivos para que os estudantes conheçam, de maneira diferente, a obra de Fernando Pessoa.
Desta forma, a peça estreou a 4 de Abril de 2008, para os alunos de Alcácer do Sal, e a 11 de Abril para os alunos de Grândola.
Música em Fernando Mil Pessoas e uma Musa...
Composta por Ana Rá